//
você está lendo...
Bateria, Tutoriais

O grande problema dos bumbos de 18″… Como obter um som grave?!

Quando se trata de bumbo, cada baterista tem sua preferência: Diâmetro, profundidade, aros de madeira ou de aço, com ou sem furação para apoio dos tons, pele de resposta furada ou não, abafado com espuma, lençol ou sem abafamento… e por aí vai! É realmente umSem título 1 mundo de escolhas e sem dúvida a característica mais importante acerca do bumbo é o seu diâmetro. Comumente os bateras preferem bumbos maiores (22″~24″) pelo som mais encorpado e com mais volume, e bumbos menores (18″~20″) pela praticidade e sonoridade mais controlada (e ultimamente tem sido “modinha” bumbos ainda menores como de 16″). Porém convencionou-se que tais bumbos menores são “incapazes” de gerar um som grave, com profundidade… O que não é verdade! Até um “bumbão” de 24″ se mal regulado não vai dar um som legal! Por tanto neste post quero compartilhar para aqueles que tem bumbos menores a extrair esse som grave e profundo principalmente para os bateras das igrejas (ambiente que toco) onde ultimamente tem sido febre os bumbos de 18″  muitas das vezes pelo fator “menor custo”.

Então, o que fazer para que esse bumbo menor não te decepcione, não fique com o som tão distante ou “chocho” em relação aos bumbos maiores?! Diante de várias e várias técnicas espalhadas por aí na Web, quero mostrar o que fiz para deixar o bumbo de 18″ da igreja que toco com aquele “quick” razoável e com um “peso” de dar inveja a muito bumbo “grandão” mal ajustado! As primeiras dicas inclusive valem para todos os tamanhos de bumbos. Siga os passos:

  1. Faça um furo na pele de resposta do tamanho suficiente para passar o mic e para o bumbo “respirar” um pouco mais, algo em torno de 5″ ou 12cm aproximadamente a pelo menos uns 5cm da borda.
  2. Compre espuma “de estúdio” (vide foto abaixo) e corte de forma que preencha 50% do bumbo. Essa porcentagem pode variar de acordo com seu gosto. Quanto mais espuma, mais grave e mais abafado, menos espuma mais “corpo” e volume. Detalhe, acima de 60% a espuma pode ficar caindo nas partes superiores quando você tocar, então será necessário o uso de cola contato (tenha em mente que isto é irreversível e não acho muito bom o resultado muito abafado, mas gosto é gosto). Outro detalhe é que ao cortar no sentido longitudinal (sentido da pele batedeira à pele de resposta) é importante que a espuma tenha tamanho suficiente para garantir o contato com a pele batedeira e a pele de resposta. Geralmente esse tamanho é de 16″(faça as medições antes de cortar!). Terceiro detalhe: Normalmente a espuma é vendida nas dimensões 1,9m x 0,9m o que deve servir para uns 4 bumbos, ou seja, cada pedaço da espuma fica em média com 95cm x 45cm. wp_20160909_12_27_08_pro
  3. Na afinação deixe as peles minimamente apertadas apenas o suficiente para não terem “estrias”.

Pronto, até aqui realizamos boa parte do processo que é perfeitamente aplicável a bumbos de vários tamanhos, porém o próximo passo é o que chamo de “pulo do gato” para bumbos menores: Quando apoiamos um bumbo de 18″ (ou menor) diretamente na base do pedal, o batedor aponta para fora do centro da pele o que não vai propiciar um som legal. Experimente bater num tambor qualquer a 1/4 de seu diâmetro e agora no meio. Você perceberá que em 1/4 da pele o som é mais agudo e no meio mais encorpado e grave, e é esse som que queremos! Para corrigirmos esta “deficiência” precisamos “elevar” o bumbo. Existem muitos “elevadores” prontos no mercado, mas depende do seu bolso. Você mesmo pode fazer o seu. A imagem abaixo mostra como criei um elevador de bumbo através de uma barra perfilada, baixíssimo custo:

DSC00069

Notem um rasgo no aro do bumbo que criei para que o pedal mantenha a posição original, um escolha pessoal. Para quem não quer realizar esse corte, seja por que o aro é de madeira ou por que prefere manter a originalidade do bumbo, basta colocar o elevador mais para frente e ajustar o pedal (Se o mesmo permitir) para ter um ataque mais “adiantado”. E se você tiver a “sorte” (#sqn) de estar trabalhando com um bumbo da Sonor, terá que fazer novos furos e reposicionar a base dos pés para uma posição mais abaixo, pois como os mesmos não são do tipo “telescópios”, não alcançam a altura suficiente para compensar a elevação. Segue imagem:

DSC00068

Realmente dói fazer isto, mas os fabricantes bem que poderiam pensar numa solução para o problema, evitando que usuários tomem medidas drásticas como essas… Mas esse sacrifício vale a pena. O bumbo realmente mudou de comportamento. Agora muito mais cheio e grave. Graças ao pedal que agora atinge o centro da pele, como mostra a imagem abaixo:

DSC00067

Pra quem quer ouvir uma amostra desse bumbo, segue um link de um vídeo que gravei na igreja com meu Lumia 730. O áudio não é lá essas coisas, mas dá pra ter uma noção…

E é isso pessoal! Espero ter ajudado com essa dica. Dúvidas, sugestões ou se você não tinha coragem de fazer o que relatei aqui neste post e acabou fazendo graças ao post, comenta aí embaixo o resultado! E respondam a enquete. Abraços.

Discussão

2 comentários sobre “O grande problema dos bumbos de 18″… Como obter um som grave?!

  1. Me identifiquei muito com essa postagem. Estou tentando me adaptar ao bumbo de 18″ (aquisição recente da igreja kkkk) e estava meio desgostoso com o som. Dicas valiosas Nataniel!!!

    Publicado por Abinoam Guedes | 9 de setembro de 2016, 13:04

Deixe um comentário

Categorias