Quando se trata de bumbo, cada baterista tem sua preferência: Diâmetro, profundidade, aros de madeira ou de aço, com ou sem furação para apoio dos tons, pele de resposta furada ou não, abafado com espuma, lençol ou sem abafamento… e por aí vai! É realmente um mundo de escolhas e sem dúvida a característica mais importante acerca do bumbo é o seu diâmetro. Comumente os bateras preferem bumbos maiores (22″~24″) pelo som mais encorpado e com mais volume, e bumbos menores (18″~20″) pela praticidade e sonoridade mais controlada (e ultimamente tem sido “modinha” bumbos ainda menores como de 16″). Porém convencionou-se que tais bumbos menores são “incapazes” de gerar um som grave, com profundidade… O que não é verdade! Até um “bumbão” de 24″ se mal regulado não vai dar um som legal! Por tanto neste post quero compartilhar para aqueles que tem bumbos menores a extrair esse som grave e profundo principalmente para os bateras das igrejas (ambiente que toco) onde ultimamente tem sido febre os bumbos de 18″ muitas das vezes pelo fator “menor custo”.
Então, o que fazer para que esse bumbo menor não te decepcione, não fique com o som tão distante ou “chocho” em relação aos bumbos maiores?! Diante de várias e várias técnicas espalhadas por aí na Web, quero mostrar o que fiz para deixar o bumbo de 18″ da igreja que toco com aquele “quick” razoável e com um “peso” de dar inveja a muito bumbo “grandão” mal ajustado! As primeiras dicas inclusive valem para todos os tamanhos de bumbos. Siga os passos:
- Faça um furo na pele de resposta do tamanho suficiente para passar o mic e para o bumbo “respirar” um pouco mais, algo em torno de 5″ ou 12cm aproximadamente a pelo menos uns 5cm da borda.
- Compre espuma “de estúdio” (vide foto abaixo) e corte de forma que preencha 50% do bumbo. Essa porcentagem pode variar de acordo com seu gosto. Quanto mais espuma, mais grave e mais abafado, menos espuma mais “corpo” e volume. Detalhe, acima de 60% a espuma pode ficar caindo nas partes superiores quando você tocar, então será necessário o uso de cola contato (tenha em mente que isto é irreversível e não acho muito bom o resultado muito abafado, mas gosto é gosto). Outro detalhe é que ao cortar no sentido longitudinal (sentido da pele batedeira à pele de resposta) é importante que a espuma tenha tamanho suficiente para garantir o contato com a pele batedeira e a pele de resposta. Geralmente esse tamanho é de 16″(faça as medições antes de cortar!). Terceiro detalhe: Normalmente a espuma é vendida nas dimensões 1,9m x 0,9m o que deve servir para uns 4 bumbos, ou seja, cada pedaço da espuma fica em média com 95cm x 45cm.
- Na afinação deixe as peles minimamente apertadas apenas o suficiente para não terem “estrias”.
Pronto, até aqui realizamos boa parte do processo que é perfeitamente aplicável a bumbos de vários tamanhos, porém o próximo passo é o que chamo de “pulo do gato” para bumbos menores: Quando apoiamos um bumbo de 18″ (ou menor) diretamente na base do pedal, o batedor aponta para fora do centro da pele o que não vai propiciar um som legal. Experimente bater num tambor qualquer a 1/4 de seu diâmetro e agora no meio. Você perceberá que em 1/4 da pele o som é mais agudo e no meio mais encorpado e grave, e é esse som que queremos! Para corrigirmos esta “deficiência” precisamos “elevar” o bumbo. Existem muitos “elevadores” prontos no mercado, mas depende do seu bolso. Você mesmo pode fazer o seu. A imagem abaixo mostra como criei um elevador de bumbo através de uma barra perfilada, baixíssimo custo:
Notem um rasgo no aro do bumbo que criei para que o pedal mantenha a posição original, um escolha pessoal. Para quem não quer realizar esse corte, seja por que o aro é de madeira ou por que prefere manter a originalidade do bumbo, basta colocar o elevador mais para frente e ajustar o pedal (Se o mesmo permitir) para ter um ataque mais “adiantado”. E se você tiver a “sorte” (#sqn) de estar trabalhando com um bumbo da Sonor, terá que fazer novos furos e reposicionar a base dos pés para uma posição mais abaixo, pois como os mesmos não são do tipo “telescópios”, não alcançam a altura suficiente para compensar a elevação. Segue imagem:
Realmente dói fazer isto, mas os fabricantes bem que poderiam pensar numa solução para o problema, evitando que usuários tomem medidas drásticas como essas… Mas esse sacrifício vale a pena. O bumbo realmente mudou de comportamento. Agora muito mais cheio e grave. Graças ao pedal que agora atinge o centro da pele, como mostra a imagem abaixo:
Pra quem quer ouvir uma amostra desse bumbo, segue um link de um vídeo que gravei na igreja com meu Lumia 730. O áudio não é lá essas coisas, mas dá pra ter uma noção…
E é isso pessoal! Espero ter ajudado com essa dica. Dúvidas, sugestões ou se você não tinha coragem de fazer o que relatei aqui neste post e acabou fazendo graças ao post, comenta aí embaixo o resultado! E respondam a enquete. Abraços.
Me identifiquei muito com essa postagem. Estou tentando me adaptar ao bumbo de 18″ (aquisição recente da igreja kkkk) e estava meio desgostoso com o som. Dicas valiosas Nataniel!!!
Muito obrigado por seu feedback Abinoam! É muito bom saber que lhe ajudei! OBS: Como de costume, revisei e modifiquei umas partes do texto.